O Ministério da Saúde confirmou, nessa quinta-feira, que vai lançar uma campanha digital para que os brasileiros fabriquem as próprias máscaras de pano a fim de se protegerem contra o novo coronavírus. O objetivo é preservar os estoques do produto manufaturado, que sumiram das farmácias, para que sejam usados pelos agentes de saúde. Em entrevista coletiva durante a semana, o ministro Luiz Henrique Mandetta chegou a pedir que pessoas que tenham o item estocado em casa façam doações a órgãos de saúde, e reiterou a dificuldade de compra junto aos fornecedores – a maioria chineses.
O Ministério orienta que, para funcionar como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. É preciso que tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Também deve ser individual: não pode ser dividida com ninguém.
Máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT e similares, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que sejam feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais, recomenda o órgão federal.
“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas… A diferença é que ela precisa ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, deve ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explicou Mandetta.
“Máscaras de pano para uso comunitário podem funcionar muito bem, e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que temos. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou o ministro.
A Pasta da Saúde listou orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que tiver em casa. Para acessar o manual de uso, clique aqui.
Fique atento e saiba mais
- A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém;
- Deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
- A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
- Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano protege a boca e o nariz sem que restem espaços no rosto;
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
- Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 20 minutos;
- Serve qualquer pedaço de tecido: de camisa velha, calça antiga, cueca e cortina, por exemplo.