OMS estima que vacina contra o coronavírus ainda demore 18 meses

Quase 580 mil pessoas se infectaram e mais de 26 mil morreram, até o momento. Número de confirmações dispara nos Estados Unidos

Foto: José Cruz / Agência Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que a vacina contra o coronavírus ainda possa demorar 18 meses para ficar pronta. A entidade voltou a alertar para a necessidade de que os países façam mais testes para controlar a doença. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou que há experimentos em curso, mais avançados em países como Espanha e Noruega, mas sem prazo exato para a conclusão.

Mais de 26 mil pessoas morreram e quase 580 mil se infectaram, até o momento, em função do novo coronavírus. O número de confirmações dispara nos Estados Unidos, chegando a 94,5 mil. A Espanha, com 86,5 mil, aparece em segundo, também à frente da China – local de surgimento da Covid-19, com 81 mil. A Itália lidera em número de mortes – mais de 9,1 mil -, seguida da Espanha (4,9 mil) e da China (3,2 mil). Em casos, o Brasil ocupa a 21ª posição e, em número de óbitos, a 16ª.

Ghebreyesus insistiu, ainda, para que pessoas não usem remédios que não tenham eficácia comprovada, diante dos riscos à saúde com esse comportamento. Ele também lembrou que participou na última quinta-feira, de uma videoconferência com líderes do G-20. Ele agradeceu o compromisso dessas nações na luta contra a pandemia e elogiou o esforço global nessa causa.

A OMS insiste na importância de que países realizem testes para identificar casos, isolar os positivos e cuidar dos casos mais graves. Mesmo no caso das crianças, em que a maioria desenvolve doenças leves, há registros de casos que se agravaram, advertiu a organização. A entidade lembrou ainda que a doença já é transmitida em estágios iniciais, e por isso a importância do distanciamento para conter o contágio.