O Hospital das Forças Armadas (HFA) apresentou ao Governo do Distrito Federal uma lista de infectados com o novo coronavírus, mas omitiu os nomes de duas pessoas que testaram positivo. As informações foram publicadas, nessa terça-feira, pelo jornal Folha de S.Paulo.
O presidente Jair Bolsonaro, que garante não estar contaminado, se recusa a apresentar os resultados dos exames. Integrantes do alto escalão do governo que integraram a comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos, no início do mês, fizeram testes para detectar a presença do vírus. Pelo menos 23 exames deram positivo. O laudo correspondente ao exame da primeira- dama, Michele Bolsonaro, também não é apresentado.
“Deixo de informar à V Exa., neste documento, os nomes dos pacientes com sorologia positiva para a Covid-19, a fim de evitar a exposição dos pacientes e em virtude direito constitucional de proteção à intimidade, vida privada, honra e imagem do cidadão”, escreveu o comandante do HFA, general Rui Yutaka Matsuda, em ofício endereçado à Justiça Federal do DF e obtido pela reportagem do Estado de S.Paulo.
Em pronunciamento de rádio e TV, na noite desta terça, Bolsonaro afirmou que a “condição de atleta” que sempre manteve tende a fazer com que, no organismo dele, o coronavírus, se confirmado, não passe de uma “gripezinha”, um resfriadinho”.
A doença infectou mais de 2,2 mil pessoas e matou 46 brasileiros, no Rio de Janeiro e em São Paulo, conforme o balanço oficial mais recente do Ministério da Saúde. Porto Alegre atestou o primeiro óbito no fim do dia.