A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) confirmou, nesta quarta-feira, mais nove casos positivos de coronavírus. Com isso, o número de infectados pela doença, em cidades gaúchas, chega a 28. Em relação a ontem, Porto Alegre registrou mais quatro pacientes com a doença, totalizando 20. A SES também notificou, na Capital, um caso confirmado que envolve uma mulher residente em São Paulo. Ainda há dúvida sobre em qual cidade o caso deve ser, oficialmente, computado.
Também entraram para a lista da SES um caso em Bento Gonçalves e um em Farroupilha, na Serra, e um em Torres, no litoral Norte. Campo Bom registrou hoje o segundo caso no município. Caxias do Sul mantém duas confirmações.
Pelo menos um desses 28 pacientes contraiu a doença sem viajar, após entrar em contato com uma pessoa que voltou de viagem já infectada – o que configura transmissão local. Trata-se de uma mulher, de 53 anos, atendida em Porto Alegre, que contraiu o coronavírus de um colega de trabalho. Essa paciente já havia sido incluída no boletim dessa terça-feira.
Em um balanço divulgado mais cedo, ainda com 19 casos confirmados (em vez de 28), a SES divulgou que seguia esperando laudo para 39 casos suspeitos e analisando a situação de outros 377 pacientes, com sintomas leves. Já o total de notificações descartadas era de 330.
Veja detalhes sobre os casos confirmados hoje:
– Homem, 63 anos, de Serafina Correa. Internado em Bento Gonçalves. Viagem ao Paraguai.
– Homem, 32 anos, de Porto Alegre. Contato com caso positivo na Bahia.
– Homem, 72 anos, de Porto Alegre. Contato com caso positivo em São Paulo.
– Homem, 18 anos, de Torres. Viagem para a Irlanda.
– Homem, 35 anos, de Porto Alegre. Viagem para o México.
– Homem, 63 anos, de Porto Alegre. Viagem para Turquia.
– Homem, 37 anos, de Farroupilha. Viagem para Inglaterra.
– Homem, 52 anos, de Campo Bom. Viagem para França e Inglaterra.
– Mulher, 34 anos, residente em São Paulo (SP), notificado em Porto Alegre.