Coronavírus: embaixada e consulados dos EUA no Brasil cancelam entrevistas

Segundo comunicado, os serviços de visto serão retomados o mais rápido possível, mas não há data prevista. 

consulados embaixada
O Consulado permanece disponível, 24 horas por dia, sete dias por semana, para fornecer serviços de emergência aos cidadãos norte-americanos. Foto: Embaixada dos EUA no Brasil/ Divulgação

A partir desta terça-feira (17), a Embaixada dos Estados Unidos e os Consulados no Brasil cancelaram as entrevistas rotineiras de visto de imigrante e não imigrante. Segundo comunicado, os serviços de visto serão retomados o mais rápido possível, mas não há data prevista.

Caso a entrevista de visto seja cancelada, o solicitante de vistos receberá uma notificação por SMS e/ou e-mail e poderá reagendar conforme sua conveniência quando as operações normalizarem. A taxa MRV é válida pelo período de um ano a partir da data do pagamento e poderá ser usada para um pedido de visto no país em que foi adquirida durante esse período.

Americanos no Brasil

A partir de hoje, o Atendimento ao Cidadão Americano oferecerá o serviço emergencial para os residentes no Brasil. Os serviços de rotina não relacionados à segurança, como renovação de passaportes sem viagens iminentes, não são considerados emergências e não serão agendados neste momento.

Os agendamentos estão cancelados para os cidadãos norte-americanos que atualmente possuem agendamentos para o dia 17 de março em diante. O reagendamento deve ser feito assim que o serviço regularizar.

Para realizar um agendamento de emergência em casos sensíveis ao tempo e urgentes, é necessário enviar um e-mail para a Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo.

Essa norma aplica-se aos serviços de Atendimento ao Cidadão Americano fornecidos na Embaixada dos EUA em Brasília, consulados-gerais dos EUA em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, além de Agências Consulares dos EUA em Manaus, Fortaleza e Salvador.  A Embaixada A Embaixada dos EUA em Brasília, em nome de todos os Consulados e Agências no Brasil, notificará a comunidade dos EUA assim que os serviços de rotina estiverem operacionais novamente.