Coronavírus: Piratini vai protocolar projeto para realizar contratação emergencial de servidores para saúde

Também devem ser contemplados o Lacen e a regulação de leitos. Mesmo com sessões suspensas, AL se compromete a votar a matéria

Foto: Joel Vargas

Em meio à pandemia do coronavírus, o governador Eduardo Leite adiantou que encaminha à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, um projeto de lei para realizar a contratação emergencial de agentes de saúde e profissionais para o serviço de telessaúde, Lacen (Laboratório Central do Estado) e regulação de leitos.

A confirmação ocorreu durante reunião realizada, no fim da tarde, entre os chefes dos demais Poderes. “Precisamos de um esforço para que se alongue a disseminação do vírus para não comprometer a capacidade de atendimento do sistema de saúde”, disse Leite, que não descartou manter até dois meses de restrições a atividades com aglomeração de público no Rio Grande do Sul.

O presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP) informou que, apesar da suspensão das sessões plenárias nesta semana, o Parlamento está de prontidão para apreciar os projetos do governo estadual o mais breve possível. “A palavra de ordem é solidariedade neste momento de extrema dificuldade”, disse.

No encontro, Eduardo Leite destacou as medidas tomadas, nesta segunda-feira, como a suspensão das aulas na rede estadual a partir de quinta-feira.

Além dos chefes do Executivo e Legislativo também estiveram presentes na reunião, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Ney Wiedmann Neto, procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Heerdt, e o presidente do Tribunal de Contas, Estilac Xavier.