A Prefeitura de Porto Alegre deve pagar amanhã os valores relativos a férias, vale-alimentação, abono permanência, antecipação de férias e a parcela de gratificação natalina referente à pensão alimentícia. Conforme o Executivo, os valores correspondentes às férias podem ser pagos até o 5º dia útil, sem prejuízo legal, conforme decreto 12.643/2000.
O texto encaminhado aos gestores ainda em 26 de dezembro explica ainda que o atraso se dá “devido às dificuldades financeiras que o município vem enfrentando”. O pagamento antecipado do IPTU auxiliou no processo de fazer caixa para o pagamento dos benefícios pendentes.
Sobre o 13º salário de 2019, ainda não há previsão exata de pagamento, embora a Prefeitura prometa o depósito até março. O Banrisul e a Caixa Econômica Federal liberaram, até 10 de janeiro, a contratação de uma linha de crédito para antecipar o abono. Os servidores que optarem pelo empréstimo serão indenizados pelo Executivo.
Quem optou por esperar recebe o valor com a mesma correção, incluindo reajuste monetário pelo IPCA mais juros, o que equivale a 1% ao mês.