A Associação Gaúcha de Supermercados confirmou a alta de 9% nas vendas de Natal nos estabelecimentos do Rio Grande do Sul, em comparação com a data no ano passado. De acordo com a entidade, o calendário favoreceu o comércio, propiciando ao consumidor compras na segunda e na terça-feira. O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, considerou que o Natal de 2019 foi o melhor da década para o setor.
O tempo quente fez com que a busca por bebidas aumentasse nos supermercados do Estado. Levantamento divulgado nesta quarta mostra que houve um acréscimo médio de 15% nas vendas de refrigerantes e cervejas. De cada quatro itens registrados nos caixas na véspera de Natal, um era uma bebida. A AGAS ainda apontou que cerca de 90% dos consumidores que passaram pelas lojas, na terça-feira, adquiriram o produto.
Produtos para a ceia
A alta no preço da carne bovina, registrada nas últimas semanas, provocou uma queda na procura pelo produto durante o Natal. Mesmo assim, os supermercados gaúchos registraram crescimento nas vendas de carvão para churrasco (5%) e produtos como frango, pão de alho e salsichão. Com relação às aves natalinas, como perus e chesters, o crescimento foi de 8%. Na sobremesa, os panetones foram o destaque das vendas. A comercialização do produto cresceu 12% em relação a 2018.
Para a semana do Ano Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas. “O crescimento deverá ser similar, até pela projeção climática de tempo bom”, conclui Longo.