Pelo menos 1.482 pessoas foram vacinadas contra o sarampo em Porto Alegre, neste sábado que marcou o Dia D de mobilização em todo o país. O balanço parcial das doses de aplicação da vacina tríplice viral foi divulgado no final da tarde pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 1.969 jovens de 20 a 29 anos foram aos postos da cidade verificar se precisavam ou não se imunizar. O grupo é considerado público-alvo da campanha.
Ao longo das últimas duas semanas, 3,8 mil jovens foram vacinados na cidade. Os números deste sábado superaram a quantidade de pacientes que buscaram a vacina ao longo da semana. O Centro de Saúde Modelo e a Unidade Móvel do Parque da Redenção foram os pontos mais procurados, com 17% das doses administradas na cidade.
O Núcleo de Imunizações da SMS destaca que, por se tratar de um dado parcial, a estatística ainda pode sofrer alterações. A campanha contra o sarampo valeu entre os dias 18 e 30 de novembro. Contabilizando as demais faixas etárias, 6,4 mil doses foram aplicadas.
Casos confirmados
No Rio Grande do Sul, foram 44 casos positivos até o dia 27 de novembro. Desses, 90% aglutinados na região Metropolitana: 15 em Cachoeirinha, 13 em Porto Alegre, 8 em Gravataí, 2 em Canoas e 2 em Alvorada. Os outros 4 surgiram em Dois Irmãos e Tramandaí, com um caso cada, e Ijuí, com dois. Outros 17 casos permanecem em análise.