Ação emergencial em avenida que virou lagoa prossegue durante a semana na zona Norte de Porto Alegre

Última etapa do serviço era, de início, prevista para hoje

Foto: DMAE/PMPA

Entrou em fase final, de acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, o serviço de implantação de canalização pluvial na avenida Bernardino Silveira Pastoriza, que nas últimas semanas se transformou em lagoa, mesmo com tempo seco, no bairro Rubem Berta, na zona Norte da cidade.

O objetivo é minimizar os problemas relacionados à falta de escoamento das águas da chuva. Vai ser necessário continuar o trabalho durante a semana porque, na altura do número 1.100, há outros tipos de redes passando no subsolo, o que necessitou mais tempo na atuação das equipes naquele trecho.

A última etapa do serviço, que de início era prevista para hoje, prevê a colocação da camada asfáltica na área onde houve a intervenção do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). De acordo com a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU), esse trabalho depende, ainda, das condições do tempo.

Equipes do Dmae começaram a trabalhar no trecho na segunda-feira passada. A via não conta com sistema completo de drenagem pluvial e, devido ao crescimento populacional do entorno e ligações irregulares de tubulações, teve os problemas de acúmulo de água intensificados nos últimos meses.

No local, há necessidade de implantação de redes pluviais de grande diâmetro. A Prefeitura busca recursos para a execução da obra.