A reforma tributária foi pauta de debates na Expointer nesta quinta-feira. O evento foi organizado por lideranças empresariais, que receberam o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP). O parlamentar é autor da proposta de emenda constitucional que altera o Sistema Tributário Nacional. O texto propõe a união dos impostos sobre consumo. Com a medida, os impostos nacionais Cofins, PIS e IPI seriam cobrados junto ao ICMS estadual e ISS municipal.
O governador Eduardo Leite participou da abertura do seminário e defendeu a proposta. “O que nós queremos, e é urgente, é simplificar”, afirmou. O chefe do Executivo ressaltou que a cobrança gera incerteza ao contribuinte, que não saberia exatamente para quem deve. “Essa incerteza deprime a nossa economia”, avaliou.
Eduardo Leite ponderou o receio de estados e municípios com possíveis perdas na arrecadação. “A injeção de mais ânimo na economia supera as eventuais perdas individuais”, explicou.
Ainda nesta quinta-feira, o governador Eduardo Leite recebeu, na Expointer, a ministra da Agricultura. Tereza Cristina vai ficar dois dias despachando no Parque de Exposições Assis Brasil, representando a presidência da República, uma vez que Jair Bolsonaro não virá ao evento.