Bolsonaro recebe apoio de Trump e agradece: “sempre conte com o Brasil”

Presidente da República ainda categorizou as críticas direcionadas a ele por conta das queimadas como uma "campanha de fake news"

Donald Trump acusou países de desvalorizarem suas moedas diante do dólar | Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

Depois de entreveros internacionais, com nomes como o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente Jair Bolsonaro teve, finalmente, algum alento vindo das terras além-mar. O presidente americano, Donald Trump, resolveu apoiar Bolsonaro e o Brasil.

Segundo a publicação, postada no Twitter, o mandatário brasileiro “está trabalhando muito nos incêndios da Amazônia e, com todo respeito, fazendo um grande trabalho para o povo brasileiro – Nada fácil”. Trump completou afirmando que ele e o Brasil podem contar com o “total e completo apoio dos Estados Unidos”.

Bolsonaro não demorou a agradecer o amparo. Também pela rede social, ele declarou que “estamos tendo grande sucesso no combate aos incêndios”, e que o vai seguir sendo “exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável”.

O presidente da República ainda categorizou as críticas direcionadas a ele por conta das queimadas como uma “campanha de fake news” fabricada contra a soberania do País e que os Estados Unidos podem contar, sempre, com o Brasil.

Jair não foi o único Bolsonaro a agradecer o apoio de Trump. O senador e filho mais velho do presidente, Flávio Bolsonaro, também usou a conta no Twitter para agradecer a declaração de apoio, em inglês.

As declarações de Trump se dão em meio a uma escalada de tensão entre Bolsonaro e Emmanuel Macron — que vem sendo o principal porta-voz das críticas da União Europeia à política de proteção ambiental do Brasil, na esteira das queimadas recorde que consomem boa parte da Amazônia brasileira.