“1 segundo contra a violência – Você decide se ela avança”. Esse é o tema da campanha que vai ser lançada nesta terça-feira, na sede da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), em Porto Alegre. Em uma mobilização única, os veículos de comunicação vão se unir contra a falta de segurança, que afeta diretamente a vida da população gaúcha.
A partir desta terça, a campanha ganha divulgação em rádio, televisão, jornal e digital, com reportagens especiais e peças publicitárias, produzidas pela agência Martins&Andrade.
Segundo o diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, a violência não é um problema exclusivo do poder público, mas envolve todos os integrantes da sociedade. Além de comprometer a segurança das pessoas, que são vítimas de crimes; essa situação também impacta a economia.
“A falta de segurança afeta todo mundo, logo, todos devem participar da busca de soluções”, ressaltou.
Foi exatamente com esse conceito que a campanha nasceu, buscando promover a conscientização da população sobre o assunto, chamando para a si a responsabilidade pela atual situação. Um exemplo apresentado é que o crescimento de roubos de celulares está diretamente ligado ao aumento da procura por esse item, no comércio ilegal.
A pirataria também é uma representação desse panorama, uma vez que existe a comercialização de um produto falsificado. “E nesse contexto de conscientização a mídia exerce um papel fundamental e de grande relevância. Pedir para as pessoas refletirem um segundo sobre o prejuízo de uma compra ilegal”, ressaltou Costa.