Chuva forte supera média mensal em cinco bairros de Porto Alegre

Maior volume foi registrado no bairro São João, onde atingiu 99,18 milímetros

Foto: Alina Souza/CP

A chuva acumulada nas últimas 36 horas em Porto Alegre superou a média histórica do mês, de 86,1 milímetros em cinco bairros da cidade. A precipitação acumulada até as 18h deste sábado chegou a 99,18 milímetros no bairro São João, 96,62 milímetros na Restinga, 92,28 milímetros no bairro Protásio Alves, 92,18 milímetros na Cidade Baixa e 91,54 milímetros no Partenon.

As informações são da Defesa Civil de Porto Alegre, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Veja os acumulados de chuva das últimas 36 horas até as 18h deste sábado, em diversos pontos da cidade:

· São João: 99,18mm
· Restinga: 96,62mm
· Protásio Alves: 92,28mm
· Cidade Baixa: 92,18mm
· Partenon: 91,54mm
· Cristal: 77,01mm
· Belém Velho: 49,4mm

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, do início da madrugada até as 17h deste sábado, 13 locais com bloqueio total devido a alagamentos, 13 pontos de bloqueio parcial com acúmulo de água, um isolamento de via devido ao asfalto danificado e 77 semáforos fora de operação devido ao temporal que atingiu a Capital. Agentes foram deslocados para os pontos mais críticos e com mais risco de acidente para monitorar o trânsito e auxiliar os usuários. Foi efetuado o conserto em 59 pontos, onde os semáforos voltaram a funcionar.

As equipes de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atuam com cinco equipes, priorizando vias com bloqueio total ou parcial. Até as 15h, foram registradas oito quedas de árvores e dois casos de via bloqueada por queda de galhos. Somam-se ainda profissionais das equipes de zeladoria urbana do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado durante a chuva.

O asfalto que cedeu na manhã deste sábado, na avenida João de Oliveira Remião, na altura da parada 13, já está sendo recuperado. A informação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). Cinco equipes da zonal Sul da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da prefeitura atuam para minimizar os transtornos na zona Sul. O local recebe obras que envolvem recuperação de base para colocação de um novo pavimento. O problema ocorreu em virtude das chuvas. O trabalho não estava finalizado. O objetivo da realização de uma obra estrutural mais ampla, com necessidade de recuperação de base antes de receber o asfalto, é para solucionar os buracos que eram reincidentes no local. Está sendo recolocada a base, e o asfalto que cedeu será refeito durante a semana com reforço nos acostamentos para evitar novos desmoronamentos.