O Corpo de Bombeiros informou, no fim da tarde desta quinta-feira, ter liberado um alvará de incêndio provisório para o Mercado Público de Porto Alegre. Pela manhã, a corporação vistoriou o complexo, atingido por um incêndio em julho de 2013.
Com o documento, válido por um ano, os permissionários poderão reabrir as lojas do segundo andar, fechadas desde então. A expectativa é de que isso ocorra em maio.
A inspeção concluiu que o Plano de Prevenção Contra Incêndio do prédio (PPCI), custeado pelos comerciantes, cumpre a legislação vigente.
“Durante o ano, faremos as demais adaptações para receber o alvará definitivo”, salientou a primeira secretaria da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer.
As obras executadas pela entidade incluíram a adequação de duas escadas metálicas e a compra de mais de 200 extintores, distribuídos pelo Mercado, inclusive dentro das lojas de modo individual. De acordo com Adriana, o custo total da readequação é de cerca de R$ 1,5 milhão.
Até 2013, o segundo andar do Mercado tinha nove lojistas no segundo andar, além de instituições bancárias e outras entidades. A expectativa da Ascomepc é de que, com o alvará provisório, todos os permissionários retornem ao local.