Brigada Militar lança campanha para incentivar doação de sangue

Ação dos policiais foi denominada "Sangue Brigadiano"

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A Brigada Militar inicia nesta terça-feira uma campanha com o objetivo de estimular a doação de sangue em todo o Estado. A ação foi denominada “Sangue Brigadiano”. No evento, 20 policiais militares doarão ao banco de sangue do Hemocentro da Capital. A expectativa é que mais de 50 brigadianos deverão colaborar ao longo da semana, apenas em Porto Alegre.

A campanha, que se estende ao longo do ano, pretende aumentar o estoque do Hemocentro que atende 40 hospitais da Capital, Região Metropolitana e Litoral. Hospitais do interior do Estado também serão beneficiados. A Brigada Militar, através dos policiais militares, já atende aos pedidos de doação de sangue da comunidade de forma informal. Porém, com esta ação, a ideia é aumentar a visibilidade e o engajamento dos policiais e da comunidade para esta importante causa.

Esta segunda etapa da Campanha Solidária reforça o sucesso da primeira, Cabelos de Aço das Brigadianas, mantendo o espírito de solidariedade da Brigada Militar.

Saiba onde doar

A população pode participar da campanha de solidariedade comparecendo ao Hemocentro de Porto Alegre (Avenida Bento Gonçalves, 3722) – de segunda a sexta feira, das 8h às 18h – ou às unidades municipais do interior.

Para ser um doador, é preciso: estar em boas condições de saúde; apresentar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos (voluntários com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; não estar em jejum; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar pelo menos duas horas antes.