O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o destino do ministro da Educação, Ricardo Vélez, está sendo avaliado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista ao programa Bom Dia, na manhã desta segunda-feira, Lorenzoni indicou que Vélez poderá ser desligado da pasta por conta das recentes crises.
Fazendo uma alusão a um jogo de futebol, o chefe da Casa Civil disse que ”o presidente está avaliando a situação. O professor Vélez é um educador, um professor emérito, mas o presidente está fazendo as suas avaliações. Às vezes as pessoas perguntam ‘como que fulano não jogou?’, e essas coisas são normais. Às vezes se espera tanto de uma pessoa e ela não acontece. Temos que lembrar que uma coisa é ter vida acadêmica, outra é pegar uma máquina pública, complexa e aparelhada, como o ministério da Educação, e enfrentar isso”.
Durante os três meses no cargo até agora, Vélez se envolveu em uma série de polêmicas. Ele enviou uma carta às escolas pedindo que os alunos entoassem o hino nacional, além do slogan do governo, que isso fosse gravado e as imagens enviadas ao Ministério. Vélez também informou que retiraria as referências do golpe de 1964 dos livros didáticos, além de realizar uma série de demissões na Pasta.