Com as arestas aparadas, o governo gaúcho pretende nomear o quanto antes Agostinho Meirelles Martins Neto (PTB) como secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. A Pasta está sem comando desde a saída de Rodrigo Lorenzoni (DEM), que tomou posse como deputado estadual, na Assembleia, em 27 de março.
No início da semana, a jornalista Taline Oppitz publicou que um acordo envolvendo o Executivo, PTB e PP selou a indicação de Martins Neto para o primeiro escalão do governo de Eduardo Leite (PSDB). Natural de Pelotas, onde preside o PTB municipal, ele é subchefe Parlamentar da Casa Civil. Também já atuou como articulador político de Leite em Pelotas, na metade Sul.
A intenção do Piratini é definir a data da posse o mais breve possível. Na terça-feira, Eduardo Leite atende a imprensa para fazer um balanço dos primeiros cem dias da administração. Durante a coletiva, o governador também divulga as medidas que serão tomadas para a sequência do mandato.
Desde o início do governo, Leite ainda não teve à disposição todo o secretariado completo. Durante o período, houve atraso para atuação efetiva de secretários, em função do término de mandatos, vacância na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e acúmulo de funções por parte do vice-governador, por exemplo.