O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje que o governo pode oferecer aos partidos políticos cargos em órgãos federais nos estados ou nos ministérios para manter a base aliada no Congresso Nacional e garantir apoio em projetos como o da reforma da Previdência. Segundo ele, porém, a decisão cabe ao presidente Jair Bolsonaro.
Para Mourão, o governo deve construir sua base a partir da apresentação clara e transparente das propostas que pretende implantar.
Na manhã de hoje, Mourão recebeu parlamentares do PRB em gabinete, mas disse que se tratou de uma visita de cortesia, ressaltando que os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Secretaria de Governo, Alberto Santos Cruz, são os articuladores do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional.
Audiências
Após reunião no Senado, hoje, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que Bolsonaro vai receber presidentes de partidos para uma primeira rodada de diálogos em busca de apoio à aprovação da reforma da Previdência. Segundo ele, para que o governo tenha uma base constituída, é preciso “dialogar, convidar e abrir a porta”. A reunião está agendada para amanhã.
Assim como o PRB, amanhã, reúnem-se com Bolsonaro os presidentes do PSD, PSDB, MDB e PP, além do presidente do DEM, ACM Neto, durante o almoço.
Na próxima semana a articulação política pela reforma previdenciária continua com mais cinco legendas, entre elas, PSL, SD, PR e Podemos.