CUT-RS e centrais lançam abaixo-assinado contra reforma da Previdência nesta quarta em Porto Alegre

Segundo presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo o documento será levado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Foto: CUT-RS / Divulgação

A CUT-RS e centrais sindicais promovem nesta quarta-feira, às 12h, ato de lançamento do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. Será montada uma banca de coleta de assinaturas, em sistema de rodízio diário no local entre as centrais, bem como será disponibilizado o acesso ao “aposentômetro”, uma calculadora elaborada pelo Dieese onde o trabalhador e a trabalhadora podem comparar o tempo que falta para se aposentar pelas regras atuais e pela proposta do governo.

A iniciativa antecede o lançamento nacional da coleta de adesões, que ocorrerá na quinta-feira, em São Paulo. A iniciativa tem objetivo de aumentar a pressão contra o fim da aposentadoria e preparar o ato unificado programado para o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destaca que “as assinaturas obtidas serão levadas, logo após o 1º de Maio ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para mostrar aos parlamentares que o povo brasileiro não quer essa reforma.

“Esta Proposta de Emenda à Constituição dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social (aposentadoria, benefícios da assistência social como o BPC e as políticas de saúde). Enquanto isso, a PEC 06/2019 não combate a sonegação das empresas devedoras da previdência, mantém privilégios e incentiva a previdência privada (os planos de capitalização), que só beneficiam os banqueiros”, afirma.