Governo do RS espera resposta sobre permanência da Força Nacional por mais seis meses

Prazo em vigência expira na próxima sexta-feira

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP/Divulgação

O Governo do Rio Grande do Sul aguarda retorno sobre novo pedido de renovação da permanência da Força Nacional por mais 180 dias. A solicitação foi feita pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr e assinada, nessa terça-feira, pelo governador Eduardo Leite.

A permanência dos policiais depende, agora, do aval do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Não há prazo para que o governo federal responda sobre o pedido. A expectativa do Piratini é que isso não demore para ocorrer. O prazo em vigência expira na próxima sexta-feira, dia 22 de março.

Atualmente, 55 policiais militares e nove policiais civis da Força Nacional estão cedidos para atuarem em solo gaúcho. Em janeiro desse ano, o governo estadual conseguiu a prorrogação da presença dos policias, por dois meses, no Rio Grande do Sul. A Força Nacional reforça o policiamento ostensivo em Porto Alegre desde agosto de 2016, em função de uma sucessão de crimes registrados na Capital e em cidades da região Metropolitana.