Assim como ocorreu no Natal, a Operação Viagem Segura reforça a fiscalização de trânsito durante o feriadão de Ano-Novo. A meta é prevenir acidentes a partir da madrugada desta sexta-feira. O trabalho se estende por cinco dias, até a meia-noite de terça.
Historicamente, o Réveillon não está entre os feriados mais violentos no trânsito, mas o movimento expressivo previsto, sobretudo em direção ao litoral, demanda cuidado redobrado.
A média nos últimos 11 anos é de cinco vítimas fatais/dia na virada do ano, enquanto a média geral dos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a operação é de 6,4 mortes/dia. Isso representa que uma pessoa perde a vida no trânsito gaúcho a cada 4h e 45 minutos do feriadão.
No ano passado, quando o feriadão teve quatro dias, 34 pessoas perderam a vida, considerando as que faleceram internadas, 30 dias pós-acidente.
Em 97 edições, a Viagem Segura fiscalizou quase cinco milhões e meio de veículos e aplicou 225,5 mil testes de etilômetro. Foram registradas mais de um milhão de infrações, sendo mais de 19,7 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste. A fiscalização também recolheu mais de 92,3 mil veículos e 25,4 mil carteiras de habilitação irregulares.
A operação envolve Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil, além de órgãos municipais de trânsito (como a EPTC, em Porto Alegre), ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Metroplan e Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.