Faltando três dias para o primeiro turno das eleições gerais, confira o que é proibido e permitido, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na reta final do 1º turno da campanha:
Quinta-feira (04)
Último dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Nesta quinta também é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e meia-noite, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode se estender por mais duas horas.
É também no dia 4, três dias antes do pleito, o prazo-limite para realização de debates no rádio e na televisão. Neste dia, a Rádio Guaíba realiza debate com os candidatos a vice-governador, a partir das 13h10.
Sexta-feira (5)
Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e para a reprodução, na internet, de jornal impresso.
Sábado (6)
Último dia para uso de alto-falantes, distribuição de material impresso (como santinhos), realização de carreatas, caminhadas ou passeatas.
Domingo (7) – Dia da eleição
No dia 7 de outubro, o eleitor pode ir à sua seção eleitoral das 8h às 17h e votar, de acordo com o horário local. Entre outras informações, o título de eleitor traz a zona eleitoral e a seção em que o eleitor vota. Em Porto Alegre, o domingo será de passe livre.
No domingo, é proibido que o eleitor leve para a urna aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora ou equipamento de radiocomunicação. Também são proibidas as aglomerações de pessoas com roupas padronizadas, com bandeiras, broches e adesivos que caracterizam algum tipo de manifestação coletiva em apoio a candidato ou partido político durante o horário de votação. A desobediência a esta norma é crime.
As manifestações de militantes podem acontecer somente a partir das 17h, quando encerra a votação.