Cerca de 200 venezuelanos devem ser transferidos nesta quarta-feira de Boa Vista (RR) para a cidade gaúcha de Canoas, na região Metropolitana. Mais de 1,5 mil imigrantes foram levados a outros Estados desde abril.
O Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB) deve partir da capital de Roraima por volta das 8h (horário local), com previsão de chegada ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 12h40min. Por se tratar de um processo em que os imigrantes aderem de forma voluntária, os números podem variar até a hora do embarque.
Todos os solicitantes de refúgio e de residência que aceitaram participar da interiorização foram vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil – inclusive com CPF e carteira de trabalho. A interiorização é uma iniciativa criada para ajudar venezuelanos em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outras regiões do Brasil.
Em setembro, o objetivo do governo é transportar cerca de 400 pessoas por semana. Nos dias 4 e 5, foram levados 408 para Manaus, Cuiabá, São Paulo, Esteio (RS) e Brasília (DF).
Saiba mais
No total, o governo projeta transferir 425 venezuelanos a Canoas e 221 a Esteio – que já recebeu os primeiros 125, na quarta-feira passada. Havia a previsão de chegada de mais 96 imigrantes na próxima quinta, mas um impasse burocrático vai atrasar esse processo.
Ontem, a Prefeitura de Cachoeirinha também se ofereceu para acolher até 80 imigrantes.