Com avanço de 4,6%, RS tem segundo maior crescimento na produção industrial em julho

Dados foram divulgados pelo IBGE

Indústria | Foto: Divulgação / CP Memória

O Rio Grande do Sul foi o segundo estado que apresentou mais avanços na produção industrial entre junho e julho. Com crescimento de 4,6% no setor, o RS ficou atrás apenas do Espírito Santo, que fechou o período com avanço de 5,8%. A informação foi divulgada nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o mês de julho do ano anterior, a indústria gaúcha cresceu 13,9%. No acumulado do ano, o avanço foi de 2,6% e nos últimos 12 meses o crescimento foi de 1%.

O resultado positivo foi impulsionado, principalmente, pelos avanços nos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias, máquinas e equipamentos agrícolas, produtos alimentícios – principalmente a carne -, produtos de metal, celulose, papel e produtos de papel.

Além do RS e do ES, outras cinco regiões também apresentaram alta na produção industrial: Pará (2,7%), Amazonas (2,5%), Santa Catarina (1,9%), Bahia (1,0%) e Região Nordeste (0,5%). Já Goiás (-2,1%), Paraná (-1,3%), São Paulo (-1,1%), Minas Gerais (-1,0%) e Mato Grosso (-0,9%). Rio de Janeiro (-0,3%), Ceará (-0,2%) e Pernambuco (-0,2%) assinalaram índices negativos. Com isso, a média da produção industrial nacional fechou o período com recuo de 0,2%.