Chuva e ventania provocam estragos no litoral do RS

Fortes ventos foram registrados no Litoral Norte

Nova Tramandaí com cenário de vento e chuva | Foto: Ricardo Giusti

Ciclone extratropical se formou entre o final da quarta-feira e as primeiras horas desta quinta-feira muito rente à costa junto ao Litoral do Rio Grande do Sul, junto às áreas entre Palmares do Sul e Tramandaí. No final da madrugada, o centro do ciclone estava logo a Leste de Palmares do Sul a Tramandaí, segundo informações da MetSul Meteorologia.

Como efeito do ciclone, a madrugada desta quinta-feira foi de muito vento no Leste do estado, especialmente na Lagoa dos Patos e seu entorno, Porto Alegre, parte da região metropolitana (mais ao Sul) e ainda o Litoral Norte. Em Porto Alegre, no final da madrugada, as rajadas oscilavam ao redor dos 60 km/h no Aeroporto Salgado Filho. A maior rajada de vento até às 6h foi de 72 km/h em estação particular no Sul da cidade, pico observado às 2h30. As duas estações do Instituto Nacional de Meteorologia na capital, no Jardim Botânico e em Belém Novo, estavam com o sensor de vento inoperante.

No Litoral Norte, a madrugada foi de muito vento com rajadas por vezes muito fortes de 70 km/h a 80 km/h, o que provocou falta de luz localizada em diferentes municípios da região. O Litoral Norte possui, historicamente, uma péssima cobertura de estações com dados de vento e hoje as estações do Instituto Nacional de Meteorologia em Mostardas e em Torres estavam sem informações de vento. A estação de Tramandaí, cujo sensor de vento está operacional, marcou rajada de 74 km/h entre 3h e 4h da manhã.

De acordo com a Metsul, começa a nevar em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, na manhã desta quinta-feira. Flocos caem misturados à chuva em precipitação mista. Trata-se da primeira ocorrência de neve neste ano no Rio Grande do Sul.