Mais uma obra importante deve iniciar ainda neste ano em um ponto crucial no km 265, da BR 116, no trecho da cidade Canoas. Desta vez, as intervenções acontecerão no viaduto sobre a avenida Inconfidência, também conhecido como o viaduto da Metrovel. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram na semana passada, durante três dias, serviços preliminares de drenagem nas ruas laterais da rodovia.
A autarquia anunciou que o equipamento vai passar de duas para três faixas de rolamento nos dois sentidos. Entretanto, para que os serviços tenham início, e as frentes de trabalho se posicionem nos canteiros de obras, a autarquia aguarda pela aprovação de novos recursos. O investimento será de aproximadamente R$ 20 milhões e o prazo de conclusão das obras, após iniciadas, é de 12 meses. De acordo com o DNIT, essas obras serão importantes para melhorar o fluxo e a fluidez no trecho.
João Sampaio, morador de Canoas, que passa diariamente pelo trecho em direção a Porto Alegre, conta que antigamente o gargalo já foi muito pior. “Com as obras de alargamento que estão sendo feitas atualmente em vários pontos da rodovia, o trânsito está tendo muito mais fluidez. Mas sem dúvida nenhuma, as três faixas do viaduto vão possibilitar bem mais celeridade e segurança para os motoristas que precisam ir para o serviço e voltar para casa.”
Cristina Venâncio de Moura, que reside em Sapucaia do Sul e possui consultório em Canoas, já vê diferença no trânsito em decorrência das obras ao longo da BR 116. “É claro que existem alguns transtornos quando passamos no trecho de Esteio, mas vejo celeridade nas complexo de viadutos. No que diz respeito as três faixas do viaduto da Metrovel, vejo com muito bons olhos, pois no início do dia e no final da tarde, enfrentamos congestionamento naquele local. É uma obra necessária.”
O alargamento do viaduto da Metrovel acompanha as obras do complexo de viadutos em Esteio (em andamento), a criação das três faixas de rolamento ao longo de Porto Alegre e Novo Hamburgo (na extensão dos 38 km da BR), a duplicação da ponte do Rio do Sinos em São Leopoldo, que passou de duas para quatro faixas, o Complexo de viadutos do bairro Scharlau, bem como a ampliação das pontes do Arroio Sapucaia. Todas estas obras integram o Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR 116.