Prefeitura de Montenegro pretende comprar serviços hospitalares para ampliar atendimento à comunidade

Administração está disposta a adquirir serviços e exames de imagem e laboratoriais nas áreas de cardiologia, oftalmologia, neurologia e otorrinolaringologia

O objetivo do convênio é garantir atendimento especializado para pacientes que necessitam de acompanhamento | Foto: Arthur Krug / Prefeitura de Montenegro / CP

A Administração de Montenegro formalizou o interesse em adquirir serviços de exames e consultas médicas, em diversas especialidades, junto ao Hospital Montenegro. A ideia é ampliar o atendimento à comunidade, usando a estrutura e o pessoal da instituição em troca do pagamento pelo trabalho.

O vice-prefeito, Cristiano Braatz, e a secretária municipal de Saúde, Andrea Coitinho da Costa, entregaram um ofício ao diretor da instituição, Jeferson Alonso, especificando as áreas de interesse e os quantitativos. “É uma proposta de parceria, na qual a Prefeitura injeta recursos públicos em troca de serviços”, explica Cristiano.

A secretária Andrea diz que existe um interesse especial em parceria na área de saúde vascular. “O objetivo do convênio é garantir atendimento especializado para pacientes que necessitam de acompanhamento e procedimentos nesta especialidade, bem como ampliar a parceria para outras áreas médicas essenciais à população”, relata.

A Prefeitura também está disposta a adquirir serviços e exames de imagem e laboratoriais nas áreas de cardiologia, oftalmologia, neurologia e otorrinolaringologia, além de ações de suporte ao pronto-atendimento do Município. Considerando todas as especialidades, serão em torno de 1,2 mil consultas por mês.

A expectativa, agora, é que o Hospital avalie o documento e se manifeste sobre a viabilidade da prestação dos serviços, para que seja possível avançar nas negociações. “O Hospital de Montenegro é uma instituição filantrópica que presta serviços ao Estado, o que limita o apoio da prefeitura por questões legais. Contudo, através da compra de consultas, exames e outros atendimentos, o Município pode ajudar a manter sua estrutura em funcionamento”, conclui o prefeito em exercício.