Facções envolvidas em ao menos nove homicídios na zona Sul de Porto Alegre são alvo de operação

Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Penal deflagram a Operação Zero Sete | Foto: Polícia Civil / CP

Traficantes envolvidos em ao menos nove homicídios são alvo da Operação Zero Sete, deflagrada nesta quinta-feira, em Porto Alegre. Os alvos integram duas organizações criminosas. Nove pessoas foram presas.

São 38 ordens judiciais cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Alvorada, e Charqueadas, sendo 17 (dezessete) de prisão preventiva e 21 (vinte e uma) de busca e apreensão.

É uma operação especial que busca atingir as duas organizações criminosas conflitantes, responsabilizando criminalmente os executores e mandantes dos homicídios 9 homicídios (7 de uma facção e 2 de outra) aqui investigados, bem suas lideranças. Em relação aos líderes mencionados, destaca-se que um deles compõe a cúpula de uma das organizações criminosas alvo da operação, enquanto outros foram transferidos recentemente para o módulo de segurança da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, após os homicídios pelos quais são investigados.

O conflito teve início após alguns dos investigados saírem de uma das organizações em dezembro de 2024, passarem a integrar a organização rival.

Tal movimentação ocorreu dentro do sistema carcerário e impactou diretamente os locais objeto da disputa. Após essa troca, um dos investigados, que foi responsável por operacionalizar os ataques que vitimaram diversas pessoas inocentes, usou seus conhecimentos relacionados à geografia do local, bem como suas relações interpessoais para infiltrar pessoas de sua confiança na organização criminosa rival, a fim de garantir a eficiência dos atentados.