Abertas inscrições para o Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS de azeite de oliva

Regulamento está disponível no site da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia

Mini pala de lã e vista dos olivais Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS para os melhores azeites de oliva do Estado. A iniciativa é da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O regulamento está disponível no site da secretaria e esclarece os critérios estabelecidos. As inscrições vão até 14 de abril.

O Selo Produto Premium atesta a qualidade e a origem do azeite de oliva extravirgem produzido no Rio Grande do Sul. “O selo premium é importante tanto para as cadeias produtivas tradicionais do Estado, que inovam e agregam valor aos seus produtos, quanto para os consumidores, uma vez que é uma garantia de alta qualidade”, explicou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp.

CRITÉRIOS

Os azeites devem ser produzidos com azeitonas colhidas e processadas no Estado. Além disso, os lagares responsáveis pelo processamento e envase dos produtos devem ser legalizados no RS e cadastrados no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os produtores devem ser associados ao Ibraoliva, que coletará uma taxa de adesão e fornecerá garrafas para o envio das amostras. Os produtores inscritos receberão a comunicação da aprovação ou não de suas inscrições via e-mail e terão um prazo de três dias úteis para enviar recurso, no caso da não-aprovação. A lista final dos azeites aprovados será divulgada nos canais de comunicação da Sict.