A partir de estudo, diagnóstico e estratégias desenvolvidos por secretarias de Estado em parceria com instituições – como Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Todos pela Educação, Undime ou Unesco – foi apresentada nesta terça-feira a Agenda da Educação no RS: 2025-2035.
Ao justificar uma necessária perspectiva de futuro e continuidade na área educacional, a secretária da Educação Raquel Teixeira expôs objetivos, metas e iniciativas previstas nesse projeto. Entre diversos aspectos curriculares e pedagógicos implícitos, assinalou que o primeiro grande desafio se relaciona a intensidade e velocidade da melhoria educacional sem deixar alunos para trás, aliado a oferta eficiente e atualizada de ensino, comunidade e estrutura resilientes e rede escolar coesa e competente.
Escola +
Além de buscar avanços em índices de aprendizagem na Educação Básica, revela foco em ações de incremento aos ensinos Médio e Profissionalizante. Já a secretária de Obras Izabel Matte avaliou que o processo de construção simplificada, adotado para obras no RS, tem agilizado serviços e entregas de estruturas escolares. E anunciou o projeto Escola +, que prevê criar 5 escolas modelo, que serão referência para a edificação de prédios voltados ao Ensino. A primeira delas, a Breno Garcia, em Gravataí, deve ficar pronta em 2026. E, conforme a secretária Raquel, atenderão anos finais do Ensino Fundamental, ensinos Médio e Técnico. Além disso, o vice-governador Gabriel Souza garantiu que está prevista a contratação de pessoal técnico, engenheiros e arquitetos, para a Secretaria de Obras.
Professor do Amanhã
E outra novidade da Agenda da Educação será a integração e participação das universidades comunitárias gaúchas. Essas instituições devem ter, pela primeira vez, o repasse dos seus 0,5% de recursos estaduais legais por meio de bolsas de estudo para capacitação docente, via programa Professor do Amanhã.
A exposição técnica do projeto decenal foi realizada pelas secretarias durante a manhã, na Sala de Recitais da Ospa, em Porto Alegre, com a participação do vice-governador. E à tarde haverá apresentação sobre apoios de instituições parceiras e explanação política do governador Eduardo Leite.