
As aulas retornaram para a rede privada de ensino nesta segunda-feira nas regiões Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo, Região Noroeste e Central do Rio Grande do Sul. Muitas atividades marcaram este reencontro dos alunos com seus professores. Em outros locais do Estado, o retorno já havia sido nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, de acordo com a região. Ao todo, o RS tem 300 mil estudantes nesta rede da pré-escola ao Ensino Médio.
De acordo com o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), cada escola possui autonomia para definir seu calendário, desde que respeite a exigência legal de 200 dias letivos. “Será um ano de muito trabalho, com tantas novidades em termos de normas e legislações, mas também será de muito aprendizado e crescimento para todos”, disse o presidente do sindicato, Oswaldo Dalpiaz.
Em Porto Alegre, o Colégio La Salle Dores, no Centro Histórico, estudantes participaram de diversas atividades de integração, conheceram os professores e aproveitaram um recreio prolongado com a distribuição de picolés, mural de expectativas e ainda um espelho fotográfico, ação esta que alude à proibição do uso de celulares em sala de aula. “Percebe-se os alunos ansiosos e muito felizes com o retorno”, disse o diretor do colégio, Jader Luiz Henz.
Em 2024, o La Salle Dores já contava com um projeto de descontinuidade do uso do aparelho. “Agora, com a lei, percebe-se uma adaptação tranquila e uma grande interação entre os colegas nos intervalos e recreio”, acrescentou. Já no Marista Champagnat, no Partenon, a integração foi dividida em dois momentos. Nesta segunda, os novos foram acolhidos, enquanto os demais participação do momento na terça-feira.
Oficinas de teatro, robótica, jogos cooperativos e esportes de areia também foram oportunizados. “Esse espaço exclusivo para os novos estudantes oportuniza para que se sintam reconhecidos e atendidos na sua subjetividade, criando laços e pertencimento ao novo colégio”, disse a diretora-geral do colégio, Shirley Sheila Cardoso. “O início do ano letivo é repleto de expectativas e motivação, tanto por parte dos educadores como dos estudantes. É sempre um momento de muita alegria reencontrar os amigos e estabelecer novos vínculos para a nova jornada”.