Hemocentro fica lotado para campanha de doação de sangue para o Carnaval

Campanha Bloco dos que Salvam Vidas, da Secretaria Estadual da Saúde, tenta evitar a falta de estoque durante o período de Carnaval

Cerca de 120 pessoas participaram do primeiro dia da 3ª edição da campanha Bloco dos que Salvam Vidas | Foto: Fabiano do Amaral

A manhã deste sábado foi movimentada no Hemocentro do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Isso porque 120 pessoas estavam agendadas para realizar doação de sangue na primeira ação da campanha Bloco dos que Salvam Vidas, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e também é uma forma de evitar a falta de estoque de sangue durante o Carnaval.

De acordo com a enfermeira do Hemocentro, Aline Gularte, neste período é comum que seja registrado um aumento de demanda nos atendimentos de urgência e emergência e, com isso, uma maior necessidade de uso de bolsas de sangue de todos os tipos. Ela cita ainda que os estoques tendem a ficar em níveis sensíveis desde as festas de final de ano e o período de férias, durante o Verão, quando as pessoas deixam de realizar doações.

“Nesse período prolongado de Carnaval, infelizmente temos um aumento nos acidentes de trânsito e nas situações de violência interpessoal. Então, nos preparamos para ele fazendo campanhas para conseguir ter estoque suficiente para atender a demanda que pode vir a ser necessária”, reforçou a enfermeira. A ação seguirá nos próximos dias em diversas outras cidades do RS.

Aline também destaca a necessidade dos mutirões de doação nos dias que antecedem o Carnaval por conta do tempo hábil para uso das bolsas. “As hemácias, por exemplo, têm 35 dias de validade após a coleta. Já as plaquetas só têm cinco dias de validade. Por isso vamos intensificar também a coleta entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março”, completou.

Participante ativa de mutirões de doação de sangue, a moradora de Dois Irmãos, Vanessa Arnold, foi uma das doadoras neste sábado no Hemocentro. Ela conta que, três em três meses, participa do grupo da cidade, organizado por lideranças locais e que conta com o apoio da prefeitura da cidade. “Sou doadora constante. Hoje ainda trouxe uma amiga junto. A maioria das pessoas começa a doar quando um familiar precisa. O importante é não esperar pra começar a doar. A sensação de ajudar é maravilhosa, pois sabemos que vai fazer bem para alguém”, contou.