Abastecimento de água à Zona Norte é retomado após conclusão de manutenção

Serviço estava interropindo para manutenção emergencial na Ebat Ouro Preto

Foto: Luciano Lanes/DMAE/PMPA/Arquivo

O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João voltou a funcionar na noite dessa terça-feira, conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). As unidades que compõem a rede – incluindo a Estação de Tratamento de Água (ETA) – estavam paralisadas em decorrência da manutenção emergencial na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto.

O serviço, concluído após cerca de 36 horas ininterruptas de trabalho, teve origem em um vazamento na adutora de recalque da Ebat. Durante a primeira tentativa de retomada das atividades, no final da tarde de terça, foi identificado um novo problema do tipo – fato que prolongou em mais quatro horas o período de inatividade do sistema.

Com a conclusão da manutenção emergencial, toda a área que estava sem água – incluindo a maior parte da Zona Norte (confira a lista de bairros abaixo) – volta a ser atendida, de forma gradual. O retorno leva mais tempo nas partes altas ou distantes do sistema. Por isso, é possível que parte da região afetada seja abastecida somente na noite desta quarta-feira, 29.

Bairros e locais abastecidos pelo Sistema São João

Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.

Retorno da água

Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto da água demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.