Estado e Senai investem na qualificação profissional

Crédito: Divulgação

O governo do Estado assina, nesta terça-feira, 21, no Palácio Piratini, o convênio do Estado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai RS), parte do Sistema Fiergs, para o programa de qualificação profissional Carretas do Saber. O governo, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), investirá mais de R$ 56 milhões.

O programa prevê a compra e a estruturação de carretas para ministrar cursos gratuitos de qualificação profissional com atendimento itinerante a municípios do Rio Grande do Sul. Serão sete unidades adquiridas e equipadas com salas de aula, laboratórios, recursos audiovisuais e conexão à internet, além do uso de três peças da frota própria do Senai no primeiro ano. A prioridade do projeto é capacitar trabalhadores desempregados, subocupados, informais e jovens em busca do primeiro emprego.

NOVA ESTRUTURA

O acordo surge um dia depois da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) anunciar seu novo modelo de gestão que concentra o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) em um comando único. A partir de 1º de fevereiro, a executiva Susana Kakuta ocupará o cargo de diretora geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, respondendo pelas três instituições e subordinada ao diretor-executivo da FIERGS, Paulo Herrmann.

“O desafio é relevante, pois trata da gestão de três instituições que impactam diretamente em temas como o preparo da força de trabalho para o presente e o futuro da indústria, a competitividade pela inovação e a modernização dos diferentes setores produtivos, além de um conjunto de ações focadas no bem-estar do trabalhador da indústria e suas famílias”, afirma Susana. A executiva tem passagens por instituições como Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Badesul – Agência de Fomento do RS. Também foi secretária de Estado na gestão de Ivo Sartori e comandou o Tecnosinos, polo de inovação da Unisinos.

Com a implantação do novo modelo, os gestores que atuavam separadamente, no modelo anterior, deixam o Sistema FIERGS. Carlos Trein, que exercia a direção geral do Senai-RS, saiu no final de dezembro e Juliano Colombo, que comandava o Sesi-RS, se desligará oficialmente em 31 de janeiro.