O ano de 2025 começou com celebrações à beira-mar em diversos municípios do litoral Norte, mas também lixo nas orlas e dunas. Garrafas de vidro de espumantes e plásticas de energéticos, tecidos e embalagens de fogos de artifício, entre outros, foram vistos em cidades como Tramandaí e Imbé. Ainda que grande parte dos resíduos já tenha sido removido até o começo da manhã, no final do turno ainda havia alguns montes na areia, enquanto outros estavam em sacos.
Os serviços públicos tiveram trabalho redobrado no recolhimento do material, que, mais cedo, chegaram a impressionar os banhistas. Em Mariluz, balneário de Imbé, o catador Alípio Quadros transitava com sua bicicleta pela área buscando latinhas de alumínio que pudessem ter sido deixadas para trás. Em seu cesto, já havia algumas. “A Prefeitura e os quiosques até recolhem, mas sempre fica alguma coisa. Acredito que todo mundo tenha de fazer sua parte”, comentou ele, que relatou passar pela areia duas vezes por dia.
A maior concentração de lixo estava longe da vista dos banhistas, em uma faixa de dunas. Já em Tramandaí, havia resíduos nas proximidades da Plataforma Marítima, sendo observados por muitos veranistas. O analista administrativo Felipe Souza avaliou que não havia tanta sujeira quanto na última temporada. “Imaginei até que haveria mais, porém é impressionante mesmo assim”, disse Souza, que é morador de Rio Pardo. Ele estava com os dois filhos e um sobrinho na beira da praia.
Ainda houve registros de lixo cedo da manhã em Capão da Canoa. Nestes três municípios, assim como nos demais, milhares de pessoas se reuniram na noite de terça-feira para celebrar a chegada de 2025. Procurada, a Prefeitura de Imbé disse que ainda não havia contabilizado a quantidade de lixo retirada da orla, mas em Mariluz ainda havia alguns pontos com remoção pendente. “As pessoas parecem estar mais conscientes do que em outros anos. Houve lixo sim, mas em menor quantidade descartada de forma inadequada nesta virada de ano. Quando as lixeiras transbordavam, as pessoas estavam colocando bem ao lado, não espalhando como era comum em outros momentos”, disse a Administração, em nota. Já a Prefeitura de Tramandaí afirmou que foram recolhidos 23 toneladas de lixo da orla, enchendo quatro caminhões.