Esta virada de ano será de mais novidades para a aviação em Porto Alegre, com o retorno dos voos do Aeroporto Internacional Salgado Filho para Lima, no Peru, e Santiago, no Chile, ambos operados pela Latam, e com três frequências semanais. O primeiro voo com destino à capital peruana decola às 7h25min, e o primeiro pouso no Salgado Filho será às 8h05min, ambos no dia 2 de janeiro. Quanto a Santiago, o primeiro pouso em Porto Alegre será às 18h30min, e a primeira decolagem rumo à capital chilena às 19h15min, ambos no dia 3.
Antes das enchentes de maio, a companhia aérea operava 23 voos diários entre Porto Alegre e oito destinos no Brasil. As respectivas operações internacionais são as únicas feitas pela Latam a partir do principal terminal gaúcho. A retomada dos voos para o exterior ocorreu no último dia 19, com os primeiros voos com origem e destino na Cidade do Panamá, operados pela Copa Airlines, com quatro viagens semanais e perspectiva de aumentar para sete. Isto foi possível depois da entrega da pista completa do Salgado Filho, de 3.200 metros, no último dia 16, além das instalações de check-in, alfandegárias, entre outras. A rota de Porto Alegre ao Peru foi inaugurada em julho de 2022, e ao Chile, em março de 2023.
Depois, em 1º de março, será a vez do retorno da Aerolíneas Argentinas, com cinco voos semanais até Buenos Aires, a TAP, na rota para Lisboa, com três frequências após 1º de abril, e também para Santiago, a Sky Airlines opera a partir de 1º de junho, com quatro voos. A volta das rotas domésticas no Aeroporto Internacional Salgado Filho ocorreu em 21 de outubro, com a liberação, então parcial, de 1.730 metros da pista. Obras técnicas, sem interferência na aviação comercial, prosseguem no local.
De acordo com informações da Fraport, em janeiro, a frequência de voos deverá ser de 62 diários, entre destinos domésticos e internacionais, 82% das 77 viagens dos períodos habituais. Em fevereiro, a aproximação será maior, com 67 voos diários, 88% dos 76 habitualmente para o mês. Já em março, deve haver o acréscimo de um voo, representando um total de 86% dos 79 que há em média no Salgado Filho.
Já o número de passageiros domésticos no mês de janeiro deve ser de 534,5 mil, atingindo 96% dos 557,5 mil no mesmo mês sem o efeito das enchentes. Será a primeira vez que tal índice deverá ser alcançado desde o retorno das operações. Em fevereiro, o índice se mantém em 96%, porém o número de pessoas circulando diminui, 455,4 mil no segundo mês de 2025, quando o habitual é de 474,9 mil. Em março, sobe para 98% (556,1 mil, quando o normal médio é de 564,7 mil).
Para os voos internacionais, janeiro inicia com 32% do habitual do número de passageiros, ou 11,1 mil dos 34,7 mil. No mês de fevereiro, deve haver 10,9 mil, enquanto o normal médio é de 31,8 mil no período, representando 34% e, em março, 21,5 mil, contra 30,6 mil na média, ou 70% do habitual. Após o primeiro semestre do próximo ano, o Salgado Filho deverá ter sete companhias aéreas atuando: Latam, Azul, Gol, Sky Airlines, Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas e TAP.