Primeiras famílias de Canoas recebem chaves dos imóveis da Compra Assistida

Rosimeri dos Santos Pereira e Shana Vilanova foram as primeiras do munícipio a receber os imóveis adquiridos através do programa

Foto: Bruna Ourique / Prefeitura de Canoas / Divulgação

Em ato simbólico em agência da Caixa Econômica Federal no Centro de Canoas, foram entregues as chaves chaves dos imóveis de até R$ 200 mil, adquirido através da Compra Assistida do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) Reconstrução, do governo federal. A diarista Rosimeri dos Santos Pereira, de 58 anos e a manicure Shana Vilanova, de 46 anos foram as primeiras moradoras de Canoas a receber as chaves de suas novas casas. A instituição já assinou outros 26 contratos e analisa 50 imóveis no município, que tem 217 habilitados pelo programa até agora.

O prefeito Jairo Jorge relembrou a destruição que a enchente provocou em maio. “As famílias viveram perdas das casas, das memórias, dos objetos, das roupas, das lembranças. Mas não perderam a fé e a esperança. Tivemos mais de 4 mil famílias que perderam a casa e vão ser atendidas pelos programas habitacionais. Vamos honrar o compromisso do presidente Lula, que, quando esteve no Estado, na época da enchente, garantiu que as famílias teriam casas novas”, destacou.

Rosimeri lembra que quando a enchente aconteceu, estava em casa e foi salva pelos inquilinos. “Morava na Rua Curitiba e a água foi até o teto. Minha casa, que era de madeira, caiu, e o brechó que eu tinha foi destruído. Não sobrou nada”, recordou Rosimeri, emocionada, e que agora vai para um apartamento na Avenida Guarujá, no Mathias Velho. Já Shana vai morar na Avenida Rio dos Sinos, no bairro Harmonia. “No primeiro dia em que fui habilitada, já escolhi o apartamento. É vida nova, oportunidade de recomeçar.”, contou, ressaltando que prepara a mudança para o novo endereço.

Para o secretário da Reconstrução do RS, Maneco Hassen, a entrega das chaves é uma alegria, pois representa a recuperação depois da enchente. “Nós estamos entregando casas, porque o Brasil tem um banco público dando o suporte. Por isso, agradecemos o apoio da Caixa, que colocou equipes para auxiliar as famílias atingidas pela catástrofe. Estamos cumprindo com o que o governo federal prometeu”, acrescentou.

O superintendente-executivo de Habitação da Caixa no Vale do Sinos, Ricardo Darós, disse que mais do que entregar chaves, foram entregues bens para as famílias. E o superintendente de Rede da Caixa no Vale do Sinos, Marcos Tavaniello, ressaltou que todas as agências atingidas pela enchente já foram reabertas.