Lula pode deixar UTI nesta sexta-feira e ir para quarto de hospital

Alta está prevista até terça

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta sexta-feira (13), de acordo com fontes. Na sequência, o chefe do Executivo deve ir para o quarto do hospital, onde está internado desde a última terça-feira (10). O petista passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de hematoma na cabeça, causado pela queda no banheiro, no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro deste ano.

Até o momento, Lula realizou duas cirurgias: trepanação e embolização das artérias meníngeas. Além disso, o petista fez um procedimento de remoção de dreno, que fora colocado na primeira operação. A alta hospitalar deve ocorrer até terça-feira (17), de acordo com a previsão dos médicos. A medida, porém, vai depender do quadro clínico do presidente, que evolui bastante. Os profissionais falam que o chefe do Executivo está “orientado, neurologicamente perfeito, superestável”.

“Acho que segunda, terça. Um dia a mais ou um dia a menos vai depender da evolução, que está sendo muito boa. Obviamente, do Palácio, ele pode retomar a agenda de despacho. Não vemos problema algum. Então espera-se que na próxima semana o presidente esteja no Alvorada. Claro, após o que aconteceu, vai se requer um repouso relativo por algumas semanas talvez. Mas é tudo relativo. Ele estará de alta na segunda ou terça-feira. Vai direto para Brasília e, evidentemente, vai retomando aos poucos a atividade normal”, disse o médico Roberto Kalil Filho.

A médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, informou que, por enquanto, não se sabe dos próximos exames. “Os exames vão depender, claro, da evolução dos próximos dias. Mas, por enquanto, não estamos pensando muito nos exames e, sim, na alta.”