Assembleia inaugura estúdio em homenagem a Pedro Carneiro Pereira, narrador da Rádio Guaíba e ícone da locução no RS

Espaço recebeu o nome de locutor, referência em narração esportiva, que faleceu em acidente automobilístico em 1973

Familiares e amigos de Pedro Carneiro Pereira em inauguração de estúdio em homenagem ao radialista. FOTO: Marcel Horowitz

Foi inaugurado, nesta terça-feira, o estúdio multimídia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O espaço foi nomeado em homenagem a Pedro Carneiro Pereira, narrador da Rádio Guaíba e referência da locução esportiva no Estado, falecido em um acidente automobilístico em 1973.

O ato contou com a presença de familiares e amigos do radialista, como os ex-colegas João Carlos Belmonte, Ruy Carlos Ostermann, Lauro Quadros e Lasier Martins. Conforme o apresentador do programa Acontecendo, Pedro Carneiro foi o comunicador esportivo de maior expressão desde o surgimento do rádio em solo gaúcho.

“Ele foi o maior e melhor narrador de futebol do RS. O ritmo dele alternava de acordo com o momento do jogo, era uma locução única. Além disso, o Pedro também tinha uma voz muito bonita e um vocabulário riquíssimo”, destacou Lasier Martins.

O estúdio está localizado próximo ao Plenário 20 de Setembro, ao lado da entrada do Salão Júlio de Castilhos, no primeiro andar do Palácio Farroupilha. A construção do projeto começou em 2023, quando o então presidente, deputado Vilmar Zanchin (MDB), autorizou e deu início à reforma. A obra foi concluída em abril deste ano, já na gestão do deputado Adolfo Brito (PP).

“A construção do estúdio é um exemplo da importância da gestão compartilhada da Assembleia Legislativa, pois são suas ações que garantem a continuidade e a conclusão de projetos relevantes ao Parlamento”, avalia o superintendente de Comunicação e Cultura, Gustavo Machado.

O espaço conta com estrutura para produção de podcasts, vídeocasts, programas de rádio, programas de TV, gravações de boletins para rádio, transmissões ao vivo, gravações com convidados presenciais ou em ambientes virtuais. Atualmente, são gravados no local os seguintes podcasts: Capítulo Zero, Réplica e Tréplica, Pedido de Vista, Simplifica, PodVir Contar e Assembleia Agora. Os programas de TV Democracia, Perfil Parlamentar e Confirma (parceria com TCE) também são gravados no estúdio.

Quem foi Pedro Carneiro Pereira

Pedrinho, como era conhecido, entrou na Rádio Guaíba em 1961, inicialmente como locutor comercial. Contudo, não tardou para que ele se tornasse o principal comunicador esportivo da empresa.

O radialista também era piloto de automobilismo. Em 1973, Pedro Carneiro morreu em um acidente enquanto participava de uma competição no Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana. Ele tinha 35 anos, era casado e deixou um filho e duas filhas.