Porto Alegre participa mais uma vez do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba homenageando as protagonistas Áurea Martins, Clementina de Jesus e Luiza Hellena. O evento chega na sétima edição, a sexta realizada em Porto Alegre e, este ano, volta ao local onde aconteceu pela primeira vez na capital gaúcha, em 2019, na Rua da República, entre as Ruas Lima e Silva e Sofia Veloso, na Cidade Baixa, neste sábado, dia 30, a partir das 16h.
O evento é realizado, simultaneamente, em dezenas de cidades do Brasil e do exterior onde todas as Rodas de Mulheres, às 17h, horário de Brasília, executam os mesmos quatro sambas, no mesmo tom e na mesma levada, criando uma energia feminina potente e diferenciada. O 7º Encontro, em Porto Alegre, foi contemplado no edital Retomada Cultural – Eventos Calendarizados da Funarte/Ministério da Cultura, iniciativa direcionada a localidades atingidas pelas enchentes no RS.
As quatro músicas que marcam a abertura do evento foram escolhidas pela homenageada do ano Áurea Martins. Clementina de Jesus é reverenciada pelo seu legado histórico e, em Porto Alegre, a sambista Luíza Hellena recebe o destaque local por seu talento e trajetória no samba.
O objetivo do Encontro é fortalecer o protagonismo das mulheres sambistas, cantoras e instrumentistas, em Porto Alegre, estimular novos talentos femininos na prática musical do samba de roda e engajar as mulheres desde a velha guarda até a nova geração.
Em Porto Alegre a formação terá 15 artistas, entre cantoras e instrumentistas, na execução de uma grande roda de samba com participação aberta para mulheres que quiserem se agregar. Neste dia, todos são muito bem-vindos para prestigiar a potência e a grandeza das mulheres artistas que se dedicam a arte do samba de roda. O evento conta ainda com a Feira La Movida com a exposição e venda de produtos artesanais produzidos por mulheres. A cidade de Canoas também participa do Encontro, pela segunda vez.
Além de Porto Alegre, o 7º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba acontecerá em 27 cidades no Brasil e no exterior: Argentina, Holanda, Portugal e Uruguai.