Navio fundeado há 20 dias no canal de Itapuã desiste de descarregar em Porto Alegre

Embarcação EVA Shanghai, com carga de fertilizantes, deverá retornar a Rio Grande para a realização do serviço

EVA Shanghai aguarda subida à Capital desde o começo de novembro | Foto: Geraldo Almeida / Especial / CP

O navio EVA Shanghai, fundeado há cerca de 20 dias no canal de Itapuã, em Viamão, desistiu de descarregar a carga de fertilizantes em Porto Alegre e retornará a Rio Grande para o serviço, mesmo com a dragagem emergencial sendo realizada desde o começo da semana na área. É avaliado ainda se o graneleiro Mount Taranaki, carregado com cevada, primeira embarcação a encalhar, e depois a ser rebocada para área segura, poderá subir na direção da Capital neste sábado. As informações são da praticagem da Lagoa dos Patos.

Existem três navios aguardando a subida do nível do Guaíba, porém isto não ocorreu naturalmente em novembro. A Portos RS, responsável pela gestão hidroportuária no Estado, e contratante da Ster Engenharia, empresa que realiza a dragagem emergencial, mantém o prazo médio de 90 dias para a conclusão, diante dos 101 dias estabelecidos em contrato, encerrado no começo de março de 2025. A obra tem uma extensão de 2.350 metros de comprimento por 110 metros de largura, abrangendo uma área total de 260 mil metros quadrados e a remoção de 185 mil metros cúbicos de sedimentos.

Ainda de acordo com a Portos RS, a profundidade da dragagem é de seis metros, com objetivo de alcançar um calado operacional de 5,18 metros, algo que pode ser alcançado em metade do canal em cerca de duas semanas. “Esta etapa inicial será um marco importante para viabilizar a retomada da navegação comercial no estado”, avaliou o diretor de Infraestrutura da Portos RS, Lucas Cardoso. A dragagem está sendo realizada com recursos próprios da companhia.

A estratégia foi adotada pela estatal enquanto aguarda a liberação dos R$ 731 milhões prometidos e já aprovados para esta e outras iniciativas, a partir do Fundo de Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul (Funrigs). Após a conclusão de Itapuã, outros processos de contratação serão feitos nos canais de Pedras Brancas, Leitão, Furadinho e São Gonçalo, que já têm levantamentos hidrográficos e dados sobre volumes de sedimentos. Outros serão contemplados após a conclusão do levantamento batimétrico, atualmente em fase de contratação.