Após dois meses de visitas técnicas da força-tarefa do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (Demhab), o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da Prefeitura de Porto Alegre já identificou 1.364 CPFs de porto-alegrenses que estão aptos a participar do Minha Casa Minha Vida Reconstrução que irá entregar casas para vítimas das enchentes de maio.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, ao longo destas primeiras oito semanas, foram enviadas para o Governo Federal as vistorias de 12.209 mil imóveis e o cadastro dos respectivos moradores dependentes de programas, impactados pela enchente.
“O papel do Escritório de Reconstrução é auxiliar o governo federal a cumprir a promessa feita em junho, quando formalizamos que mais de 20 mil habitações sociais tinham sido impactadas pelas águas”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e coordenador do Escritório de Reconstrução, Germano Bremm.
Segundo a Prefeitura, o investimento de verba federal em moradias de interesse social para Porto Alegre chegará aos R$ 230 milhões, por enquanto. “Os recursos da União são fundamentais para garantir moradia de qualidade para todos. Estamos fazendo nossa parte e cumprindo todas as exigências solicitadas. Agora é importante termos mais rapidez por parte do governo para entregar as casas para a população”, frisou Bremm.
Além do trabalho em campo, desempenhado por engenheiros e arquitetos contratados pelo Escritório de Reconstrução, a força tarefa do Demhab também atende aos cidadãos que ficaram com dúvidas ou cometeram inconsistências no cadastro. Apenas nos últimos 20 dias, foram 3.938 cadastros analisados, 260 atendimentos por e-mail e outros 918 presenciais na sede do departamento.