Dia da Consciência Negra altera funcionamento de supermercados, bancos e lotéricas

Saiba o que abre e fecha nesta quarta-feira

Foto: Guilherme Almeida/CP

O 20 de Novembro, pela primeira vez considerado feriado nacional, altera o funcionamento de serviços essenciais e estabelecimentos comerciais. Quem pretende aproveitar a data para fazer compras ou realizar outras atividades deve estar atento às mudanças, principalmente no que diz respeito ao funcionamento de supermercados, bancos e lotéricas.

O feriado do Dia da Consciência Negra será de comércio apto ao funcionamento na capital. Para utilizar a mão de obra dos funcionários neste dia, as empresas deverão fazer adesão ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a ser firmado com Sindec-POA e a assistência do Sindilojas Porto Alegre. A jornada de trabalho máxima dos colaboradores em feriados pode variar entre 6 e 8 horas, de acordo com o que está previsto no acordo.

Quanto ao horário de funcionamento das Lojas localizadas em shopping centers, galerias e centros comerciais destacamos que a empresa, além de observar as regras definidas no acordo coletivo, devem se atentar as orientações do empreendimento.

Já o comércio de rua, que geralmente funcionam entre 9h e 19h, podem operar em horários definidos pela própria empresa. As empresas que ainda não possuem o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o funcionamento em feriados, podem obter acessando o site da Entidade.

Em caso de dúvidas, lojistas podem entrar em contato com o Sindilojas Porto Alegre pelo telefone (51) 3025.8300.

Para os supermercados, de acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os estabelecimentos que aderiram ao acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) poderão contar com seus funcionários neste feriado.

Conforme o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Rio Grande do Sul (Sincoergs), todas as lotéricas estarão fechadas nesta quarta-feira, respeitando o acordo coletivo de trabalho.

O funcionamento bancário será interrompido no dia 20 em todas as agências, segundo o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários). O atendimento será restrito aos caixas eletrônicos e ao autoatendimento, disponíveis durante todo o feriado. Para os clientes com contas vencendo nesta quarta-feira, o pagamento pode ser realizado sem acréscimo de juros no próximo dia útil, quinta-feira, dia 21 de novembro.