Paulo Paim não irá concorrer ao Senado em 2026

Atual senador do PT oficializou decisão durante encontro com comando do partido no Estado

A presidente estadual do PT, Juçara Dutra Vieira, e o senador Paulo Paim durante encontro nesta segunda-feira | Foto: Ana Wolf/Divulgação/CP

Paulo Paim (PT) oficializou ao comando do PT gaúcho, em reunião, nesta segunda-feira, que não irá disputar novo mandato ao Senado em 2026, quando duas vagas estão em jogo. A informação havia sido antecipada pela coluna.

O encontro, na sede do partido em Porto Alegre, contou com as presenças dos comandos petistas no Estado e na Capital, além de representantes das bancadas federal e estadual e outras lideranças.

A conversa foi leve e marcada por histórias e lembranças sobre a trajetória de Paim e de suas conquistas no Senado, como os estatutos do Idoso, pessoa com deficiência, juventude e igualdade racial.

“Foi importante o senador confirmar, oficialmente, o que já vinha sinalizando. Ele não concorrerá, mas auxiliará o partido na construção do projeto para 2026”, disse a presidente estadual, Juçara Dutra Vieira, à coluna.

No encontro, Paim fez três recomendações: a construção de uma frente ampla, ter humildade e defender causas, não coisas. Considerando as atuações na Câmara dos Deputados e no Senado, Paim está há 40 anos cumprindo mandatos de forma ininterrupta. Com a saída dele do páreo, o PT poderá negociar com aliados a vaga de vice na majoritária ao Piratini e uma das vagas ao Senado.