Depois do alagamento registrado na tarde desta quinta-feira em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) enviou uma equipe para a Praça da Alfândega para realizar a limpeza da tubulação existente no local. A pancada de chuva causou pontos com grande acúmulo de água nos arredores da praça, principalmente na esquina das ruas Caldas Júnior e Sete de Setembro, e nos corredores da 70º Feira do Livro de Porto Alegre.
A equipe do Dmae chegou instantes depois que a água verteu de volta à tubulação. Com a ajuda de um caminhão hidrojato, os funcionários realizaram a limpeza de um bueiro localizado logo ao lado do prédio-sede do Banrisul. A estrutura passou por serviços de sucção e jato de água. Segundo os servidores, a limpeza vai ajudar no escoamento da água na região em caso de novas precipitações.
A forte pancada de chuva que atingiu a Capital causou transtornos para pedestres e motoristas no Centro Histórico. A precipitação, que durou cerca de 30 minutos, foi suficiente para alagar áreas nos arredores da Praça da Alfândega. Neste trecho, a água retornava dos bueiros e causava dificuldades para os pedestres que precisavam transitar pelo local.