Uma comitiva de diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de São Paulo, veio a Porto Alegre nesta quarta-feira (6) para uma visita técnica à Trensurb. Graças ao relacionamento das duas operadoras públicas, a Trensurb conseguiu efetivar a retomada da circulação dos trens até a Estação Farrapos, em 20 de setembro, a partir da aquisição de equipamentos da CPTM.
Os diretores de operação e manutenção da empresa paulista, Luiz Eduardo Argenton, José Marcos Miziara Filho e Marcelo José Machado, foram recebidos na diretoria de operações da Trensurb. Visitaram também a superintendência de desenvolvimento comercial, o centro de controle operacional, o setor de oficina e a cabine de paralelismo e seccionamento de Anchieta.
Acompanhada do diretor de operações, Ernani Fagundes, e de representantes da Trensurb, a comitiva da CPTM seguiu em visita às estações Mercado e Farrapos. Conforme Fagundes, a visita consolida uma relação já estabelecida há muito tempo entre as duas operadoras. Ele lembra que técnicos e gestores das empresas participam do Grupo Permanente de Autoajuda do Setor Ferroviário (GPAA), onde há troca de experiências e ajudas pontuais com soluções técnicas e equipamentos. “A Trensurb, em 2019, atualizou o Centro de Controle Operacional e repassou os equipamentos sobressalentes à CPTM. E agora, em 2024, diante de toda essa inundação, a empresa recebeu a ajuda da CPTM para aquisição dos disjuntores”, lembrou.
Para Fagundes, a parceria e a negociação a preço contábil só foram possíveis por serem duas empresas públicas. “No mercado, teríamos que esperar mais de sete meses para receber, já que são equipamentos suíços e não teríamos a retomada da operação em Farrapos em setembro.”
Segundo o diretor de engenharia, obras e meio ambiente da CPTM, Marcelo José Machado, a companhia ficou muito satisfeita em estar ao lado da Trensurb em um momento tão importante e significativo, diante dos estragos da enchente. “A Trensurb e a CPTM têm um relacionamento muito antigo, com diálogos de áreas técnicas e executivas. Em uma destas conversas, falamos sobre a necessidade da Trensurb de disjuntores para utilização em sistemas com classe de tensão de 3kVcc. Com a venda destes equipamentos, ficamos muito felizes em contribuir para a movimentação ferroviária elétrica da Trensurb”.