Semana tem prévia da inflação de outubro com o IPCA-15

ANEEL definirá a bandeira tarifária de energia elétrica para o próximo mês

Crédito: Freepik

A semana entre os dias 20 e 26 de outubro será de pouca movimentação na agenda econômica brasileira e internacional. O destaque da agenda econômica fica com a divulgação da prévia da inflação ao consumidor de outubro no Brasil, o IPCA-15, na quinta-feira, 24. Por outro lado, os mercados vão ser movimentados pelos resultados do terceiro trimestre de 2024, com o início da temporada de balanços das empresas listadas na B3 e a divulgação dos resultados de companhias de grande porte nos EUA.

O começo da semana terá a divulgação do Relatório Focus, pelo Banco Central nesta segunda-feira, 21, oferecendo uma visão das expectativas do mercado para inflação, taxa de juros, câmbio e PIB, assim como o IGP-M pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na terça-feira, 22, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mun-dial divulgam relatórios sobre as perspectivas econômicas globais. Agentes devem monitorar as revisões para as previsões para o crescimento ao redor do mundo.

Na quinta-feira, o foco estará no IPCA-15 de outubro, um dos indicadores mais importantes da inflação brasileira, que será divulgado pelo IBGE às 9h. Este dado é uma prévia da inflação oficial e pode influenciar as expectativas sobre os próximos passos do Banco Central em relação à taxa Selic.

Na sexta-feira, 25, está prevista a divulgação da sondagem do consumidor pela Fundação Getúlio Vargas, que medirá o nível de confiança dos consumidores em relação à economia. Além disso, o Tesouro Nacional deve divulgar o Relatório Mensal da Dívida Pública de setembro, enquanto a ANEEL definirá a bandeira tarifária de energia elétrica para o próximo mês.

AGENDA INTERNACIONAL

Conforme o analista da plataforma Investing.com, Leandro Manzoni, no meio da semana, haverá uma movimentação maior com as prévias do Índice de Gerentes de Compras (PMIs, na sigla em inglês) de outubro dos EUA, Reino Unido, Japão e Zona do Euro, além do Livro Bege do Federal Re-serve (Fed, banco central dos EUA) na quarta-feira e da Receita Tributária Federal de setembro do Brasil na quinta-feira.

Do lado dos balanços, os investidores ficarão atentos aos resultados financeiros referentes ao período entre julho e setembro de empresas como Vale, Neoenergia, Suzano, Multiplan, Pão de Açúcar e Usiminas no Brasil. Nos EUA, os destaques ficam com Alphabet (dona da Google), Amazon.com, Tesla, Boeing, General Motors, Mastercard, IBM e Coca-Cola.

Nos Estados Unidos, o destaque para o Livro Bege do Federal Reserve, que será publicado na quarta-feira às 15h. O documento trará uma avaliação atualizada sobre a economia americana, baseada em dados regionais, e pode influenciar as expectativas para a política monetária do Fed. Na quinta-feira, os investidores acompanharão o Índice de Atividade Nacional do Fed de Chicago (CFNAI) de setembro e, na sequência, o PMI composto preliminar de outubro trará uma visão sobre a atividade nos setores de manufatura e serviços.

Na Europa, a semana começa na segunda com a divulgação do Índice de Preços ao Produtor da Alemanha, um importante indicador de inflação que pode sinalizar pressões de preços nas cadeias de produção. Na quinta-feira, serão divulgados os PMIs compostos preliminares de outubro na Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido, oferecendo uma visão sobre o desempenho dos setores industrial e de serviços nas principais economias euro-peias.