O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados do Líbano chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira. O pouso foi realizado no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, a aeronave resgatou 227 pessoas e três animais de estimação da área de conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. No grupo, há 49 crianças, sendo sete de colo.
Conforme o Itamaraty, cerca de 3 mil brasileiros, dos 21 mil que residem em solo libanês desejam deixar o país. Levando em conta o primeiro grupo de 229 resgatados que chegou ao Brasil no último domingo, 6 de outubro, a Operação Raízes do Cedro do Governo Federal totaliza 456 pessoas e seis animais domésticos retirados do Líbano.
O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines.
Enquanto isso, Israel segue realizando novas operações no Líbano. Nesta terça, o exército anunciou uma ofensiva na região Sudoeste. “Ontem (segunda-feira), a 146ª Divisão iniciou operações limitadas, localizadas e seletivas contra alvos terroristas e infraestruturas do Hezbollah no sudoeste do Líbano”, disse o Exército israelense em seu canal Telegram.
Embora o Exército israelense não tenha revelado quantas tropas operam no Líbano, segundo o jornal “Times of Israel” o número é provavelmente superior a 15 mil.