Buscando continuar o legado de mais de 50 anos do pai, Jaime Pinheiro, as irmãs e sócias Kelly e Cristina Pinheiro inauguram a nova Adega Pampulhinha. A loja com mais de 3 mil rótulos de vinhos permanece no espaço onde antes era o restaurante da família, que encerrou as atividades em 2023. Agora, com uma proposta diferente: trabalhar somente com os vinhos, principalmente antigos, paixão de uma vida do patriarca. O espaço contará, além da sua icônica adega, com um wine bar para degustação, de terças a sextas-feiras, das 16h às 22h, e nos sábados das 9h às 15h.
A Loja possui mais de 180m² e foi toda transformada para ser um espaço único e original. O projeto buscou preservar, valorizar e ressignificar os elementos construídos por Jaime para o restaurante Pampulhinha, além de criar novos elementos bem direcionados para a funcionalidade de uma adega. O conceito aberto pensado pela arquiteta Samantha Diefenbach, do estúdio254, misturou o novo com o tradicional, inspirado pela materialidade do terroir gaúcho e pela experiência sinestésica do giro de uma taça de vinho, convida a todos a explorarem os espaços, inclusive dentro da adega.
Segundo Kelly Pinheiro, as sócias reformaram o local para que o sonho de Jaime continuasse vivo em Porto Alegre. “O restaurante sempre foi a paixão do nosso pai, mas compartilhávamos com ele também este amor pelo vinho, especialmente os do velho mundo. Sinto que ele está muito presente aqui e que terá muito orgulho em ver a herança que deixou para as filhas”, afirma.
Com a curadoria de Francisco Marshall e assinatura do StudioClio, estão previstas também ações culturais na adega Pampulhinha, iniciando com cursos sobre A história Cultural do Vinho. O local também promete um espaço para confrarias de vinhos, onde os apreciadores poderão se encontrar para degustar de diversos rótulos.